EN
 
       
   
 
       
         
 

 

 

 
SABEDORIA DO ORIENTE
Sabedoria para Viver
Dalai Lama
 

A aprendizagem do exercício prático da compaixão e do cultivo da sabedoria e do bom coração.

 

"Tenho 66 anos, quase 67. Perdi a minha liberdade com a idade de 16 anos. Com 24 anos perdi o meu próprio país. Assim, nos últimos 42 a 50 anos a minha vida não tem sido fácil. Mas durante este período difícil encontrei a forma correcta de utilizar a inteligência humana. Há quem lhe chame sabedoria. Isso é muito útil. (…) Para termos uma mente tranquila, para termos força interior e autoconfiança, o elemento-chave é a compaixão humana, o sentimento de cuidado pelos outros, de respeito, de reconhecimento de todos como nossos irmãos e irmãs, que têm o mesmo direito à felicidade."
Sua Santidade o DALAI LAMA

«Sua Santidade é uma das personificações mais exemplares do novo paradigma espiritual, mental e cultural que em todo o mundo hoje emerge e cuja necessidade se faz cada vez mais sentir como alternativa ao conturbado e crítico fim de ciclo de uma civilização que sentimos dia após dia esgotar-se no círculo vicioso do produtivismo, do consumismo, da tecnocracia, da devastação do planeta e da guerra, ao que só há a juntar as distracções que funcionam como anestésicos do mal-estar geral e da consciência de nada fazermos para inverter o rumo das coisas.
É importante recordar que Portugal tem mantido uma relação pioneira e próxima com o mundo que Sua Santidade representa. (…) O Padre António de Andrade e seus companheiros jesuítas foram, em 1624, os primeiros ocidentais a cruzar os Himalaias e a estabelecer uma missão no Tibete ocidental, contribuindo com as suas cartas (…) para a fundação da futura e hoje florescente tibetologia.
Este volume é um documento fundamental que testemunha o início da relação presencial de Sua Santidade com o nosso país, no momento oportuno em que ela se prepara para conhecer um notável desenvolvimento com a sua próxima visita.»

Paulo Borges, in «Prefácio»

No ano em que Sua Santidade o Dalai Lama regressa a Portugal, é imperativo recordar as suas palavras, proferidas no nosso país no ciclo de conferências de 2001. Milhares de pessoas ouviram o Dalai Lama em Santa Maria da Feira, no Porto, em Coimbra e em Lisboa. Encontros esses cujo tema fundamental foi a aprendizagem do exercício prático da compaixão e do cultivo da sabedoria e do bom coração. Mas não ficou esquecida a situação trágica que o Tibete vive actualmente e para a qual os apelos à comunidade internacional têm sido fundamentais nas visitas do Dalai Lama ao estrangeiro.
Em anexo, o leitor encontra outros discursos do Dalai Lama, como o da entrega do Prémio Nobel da Paz, a sua alocução ao Parlamento Europeu e o discurso de 10 Março de 2007, 48.º aniversário do dia do Levantamento Nacional Tibetano.

 
Título: A Via do Bodhisattva
Autor: Dalai Lama
ISBN: 978-972-8605-06-9
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 224 | Capa mole
Preço:16,00 14,40 €

       
Ver     Ver     Ver
 
         
     
         
topo