EN
 
       
   
 
       
         
 

 

 

 
ColeccÇÃO PSYCHÉ
Psicologia das Massas
Gustave Le Bon
 

Um clássico, essencial para compreender a natureza irracional dos humanos inseridos em grupos colectivos.

 

"Os verdadeiros tumultos históricos não são aqueles que nos espantam pela grandeza ou violência. As únicas mudanças importantes, aquelas das quais resultam a renovação das civilizações, dão-se nas opiniões, nas concepções e nas crenças (...).
A época actual constitui um dos momentos críticos para a transformação do pensamento humano (...). Só é uma verdadeira tirania aquela que se exerce inconscientemente sobre as almas, porque essa é a única que não se pode combater."

Gustave Le Bon

"As ideias que o autor aí apresentou foram-se tornando clássicas e, do nosso ponto de vista, a sua leitura e o seu estudo continuam a revelar uma actualidade que nos surpreende. (...) esta obra fala-nos do poder das massas: de invencibilidade, de cedência aos instintos e de cedência do sentimento de responsabilidade, de contágio mental e de sentimentos, de sugestibilidade, de transformação das sugestões em actos, sem que a razão e a vontade possam exercer o livre arbítrio."
Nelson Lima Santos, In Prefácio à Edição Portuguesa

As ideias expostas nesta obra, publicada pela primeira vez em 1895, pareceram então muitíssimo paradoxais. No entanto, este texto, que não foi modificado em nada nas edições seguintes, tornou-se um clássico, traduzido para numerosas línguas. A sua leitura e estudo são sempre actuais e fazem parte da formação de todas as novas gerações de todos os que se preocupam em compreender os fenómenos de natureza sociológica.

 
Título: Psicologia das Massas
Autor: Gustave Le Bon
ISBN: 972-8605-53-6
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 200 | Capa mole
Preço:INDISPONÍVEL

         
Ver     Ver      
 
         
     
         
topo