EN
 
       
   
 
       
         
 

 

 

colecÇÃo akrÓpolis

Grécia Mágica
vv.aa.
 

Esta alma profunda da Grécia tem algo de mágico, algo de atemporal que pode ser revivido, por isso fazemos votos que um dia esse Fogo Secreto de Prometeu, que não é um exclusivo dos Gregos antigos mas património de toda a humanidade, se volte a acender e a enriquecer a nossa vida interior.

 

"Muitas vezes sentimos a necessidade de respirar o perfume da flor da Alma Grega e, para isso, ler os clássicos, tanto gregos como romanos, é a melhor opção, pois é das suas vivências e serenidade que se desprende este «perfume». Perfume que permitiu à civilização ocidental repor-se das suas fadigas e dores, levantar-se depois das suas enfermidades e quedas, e renovar-se quando os seus esquemas já não permitiam o dinamismo da vida. (...)
Parece exagerado mas, no entanto, é fácil de comprovar que durante o chamado Século de Péricles, centenas de filósofos desenham as linhas mestre – e até as secundárias – que vão formar o pensamento e a vida do Ocidente. É como se durante duas ou três gerações se tivessem trabalhado todos os protótipos que depois se desenvolveriam em mais de dois milénios de história."
José Carlos Fernández, in «Prefácio»

"Mas na formação destes sábios e na estrutura espiritual do Milagre Grego estava a sabedoria milenar dos Mistérios com origem no Egipto, na Ásia Menor, na Índia e no enigmático povo dos Pelasgos que fundou os Mistérios de Samotrácia. Esse Fogo Secreto dos Gregos esteve aceso durante milénios e constituiu a alma viva das culturas cretense e micénica. Estas, por sua vez, tornaram-se raízes profundas da mitologia e da religião grega. (...)
Essa alma profunda da Grécia tem algo de mágico, algo de atemporal que pode ser revivido, por isso fazemos votos que um dia esse Fogo Secreto de Prometeu, que não é um exclusivo dos Gregos antigos mas património de toda a humanidade, se volte a acender e a enriquecer a nossa vida interior."
Paulo Alexandre Loução, in «Introdução» da «Parte I»

 
Título: Grécia Mágica
Autor: VV.AA.
ISBN: 972-8605-87-2
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 226 | Capa mole
Preço:16,00 € 14,40 €

   

     
         
 
         
     
         
topo