EN
 
       
   
 
       
         
 

 

 
romance histÓrico
Dinis - o Rei Civilizador

Helena Barbas
maria mÁxima
josÉ carlos fernÁndeZ paulo louÇÃO

 

Uma visão inovadora da vida
de um Rei sábio e justo

 

Os autores desta obra aprofundam as vertentes fundamentais da vida e do reinado de D. Dinis através de três conjuntos temáticos: 1 – O Rei Civilizador; 2 – O Rei Poeta; 3 –  A influência de Isabel de Aragão e o Culto do Espírito Santo.

São vários os enigmas e estimulantes os temas de reflexão a que o reinado de Dinis e Isabel nos desafiam, e que este livro aborda:

«Era D. Dinis um confrade templário? Como trovador estava ligado à corrente esotérica dos Fiéis do Amor? Terá chegado a desejar que o seu filho bastardo Afonso Sanches, também ele poeta, fosse o seu sucessor? O “espírito de liberdade” vivido na Universidade denota uma simpatia de D. Dinis pelas correntes heterodoxas? Terá conseguido, na verdade, ludibriar o Papa ao criar a Ordem de Cristo, sucessora dos Templários? Qual foi o impacto do franciscanismo no seu reinado?
Era realmente um poeta de excepção que merece um lugar na história da literatura? Preferia a diplomacia à guerra? A justiça era uma prioridade sua?
Enfim, foi o verdadeiro refundador de Portugal?
E Dª Isabel, teria simpatia pelo ideal cátaro? Por que só foi canonizada três séculos depois da sua morte, enquanto à sua tia, Isabel da Hungria bastaram uns anos? Por que foi censurado o texto de Pedro Mariz sobre a Rainha Santa? O Culto do Espírito Santo foi criado com base nalguns mistérios templários?»

Estamos certos que este livro lança uma nova luz na descoberta de uma personagem histórica tão ampla e fascinante, que não deve ser encaixada à força nos limites das historiografias redutoras.



 
Título: Dinis - O Rei Civilizador
Autor: Helena Barbas, Maria Máxima, José Carlos Fernández, Paulo Loução
ISBN: 972-978-8092-63-2
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 224 | Capa mole
Preço:15,90 € 14,30 €

 

 

   

 

   

 

       
 
         
     
         
topo