EN
 
       
   
 
       
         
 

 
 
 
 

 

 

 
universo celta
O Cristianismo Celta
Jean Markale
 

Combatido pela Igreja de Roma – foi mesmo, por vezes, considerado herético –
o cristianismo celta influenciou profundamente o conjunto do cristianismo e constitui uma chave fundamental para compreender o ‘cristianismo português’.

 

Como foram os celtas cristianizados? Porque é que a Irlanda, nunca romanizada, aceitou de tão bom grado os ensinamentos evangélicos? O que é que sobreviveu da antiga religião druídica?

É respondendo a estas interrogações que Jean Markale – eminente especialista da cultura céltica e do imaginário medieval – analisa este fenómeno histórico apaixonante que foi a emergência do cristianismo celta. Nascido na Bretanha, na Irlanda e na ilha da Bretanha de uma fusão entre o druidismo e o cristianismo, esta espiritualidade aceita a mensagem de Cristo conservando ao mesmo tempo muitas das características da tradição céltica: Monaquismo, santos heróicos, integração das mulheres no culto, bispos errantes, peregrinações pro amore Dei... Ainda hoje, nas zonas rurais – essencialmente na Bretanha – Jean Markale tem descoberto sobrevivências populares deste cristianismo celta no culto dos santos, assim como nas festas tradicionais e nos santuários.

Como foram os celtas cristianizados? Porque é que a Irlanda, nunca romanizada, aceitou de tão bom grado os ensinamentos evangélicos? O que é que sobreviveu da antiga religião druídica?
Respondendo a estas interrogações, Jean Markale analisa a emergência da nova religião que foi o cristianismo celta. Nascida na Bretanha, na Irlanda e na ilha da Bretanha de uma fusão do druidismo e do cristianismo, esta espiritualidade admite a fé de Cristo conservando ao mesmo tempo as suas próprias características. Monaquismo, santos heróicos, integração das mulheres no culto, bispos errantes, peregrinações pro amore Dei, jejum contra Deus... Hoje ainda, nos nossos campos – essencialmente na Bretanha – Jean Markale descobre as sobrevivências populares do cristianismo ao mesmo tempo no culto dos santos, nas festas e nos santuários.

Combatido pela Igreja romana devido às suas tendências libertadoras, por vezes considerado mesmo herético, o cristianismo celta conhece numerosas evoluções que marcam o conjunto do cristianismo.

Especialista dos celtas e da Idade Média, Jean Markale publicou numerosas obras, e especialmente nas Edições Imago, Lancelot et la Chevalerie arthurienne, L’Amour courtois ou le Couple infernal e Chateaubriand, au-delà du miroir.

 
Título: O Cristianismo Celta
Autor: Jean Markale
ISBN: 972-8605-13-7
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 264 | Capa mole
esgotado

   

   

Ver     Ver    
 
         
     
         
topo