EN
 
       
  Contactos  
 
     
 
         
 
Tereza Caillaux de Almeida
         
         

Tereza Caillaux de Almeida nasceu em Lisboa, em 1955 e aí fez os estudos secundários. Casou com um cidadão francês aos 17 anos e foi viver para França onde se fixou.
A sua carreira académica, completamente atípica, começou aos trinta e seis anos, com os filhos já adolescentes. Estudou literatura, língua e civilização no Departamento de Português da Universidade de Aix-en-Provence onde lecciona actualmente; defendeu o mestrado, em 2004 e o doutoramento, em 2008, na Universidade de Paris X-Nanterre. Entretanto, foi professora de liceu, em Nancy - onde conheceu o seu actual marido, Jacques Caillaux, professor de filosofia.  

Tem sido membro de diversos júris de concursos do ensino entre os quais a agrégation que ela própria obtivera em 2002. Em 2003, iniciou a investigação, sobre a Memória das Campanhas Napoleónicas em Portugal. A partir de então, apresentou várias comunicações escritas e orais sobre este tema, tanto em França como em Portugal. Em 2008 foi autora e comissária da exposição itinerante Le Portugal et Napoléon e do respectivo catálogo.
 
     
     
 
 
LIVROS PUBLICADOS PELA ÉSQUILO:
 
 
 
     
 
       
         
topo mailing