EN
 
       
  Contactos  
 
     
 
         
 
Rogério Sousa
         
         

Rogério Sousa é Professor Auxiliar do Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Colabora com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde lecciona diversos cursos de temática egiptológica. Licenciado em Psicologia, obteve, em 1999, o grau de Mestre em História e Cultura Pré-Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, defendendo então a tese intitulada «O Coração e o Homem no Antigo Egipto: Contributos para a compreensão de uma ‘Psicologia’ antiga ».

Os seus estudos egiptológicos prosseguiram no âmbito do doutoramento em História que realizou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua investigação dedicada à "Simbólica do Coração no Antigo Egipto" levou-o a pesquisar em alguns dos mais importantes museus do mundo que albergam colecções de antiguidades egípcias, com especial destaque para o Museu Egípcio do Cairo, o Museu do Louvre, o Museu Gregoriano do Vaticano, entre muitos outros. Para além da presente publicação, estudos decorrentes da sua pesquisa de doutoramento foram já publicados em prestigiados periódicos nacionais e estrangeiros da especialidade, como a revista Cadmo (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), a revista História (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), o Journal of the American Research Center in Egypt (Nova Iorque), o Göttinger Miszellen (Göttingen), entre muitos outros. Integra, como investigador, o grupo de trabalho do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participa com regularidade em encontros internacionais de Egiptologia, alguns dos quais como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem proferido várias palestras em colóquios promovidos pelo Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, assim como em diversas instituições museológicas portuguesas como o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Nacional Soares dos Reis. Neste último colaborou na apresentação museológica do núcleo egípcio e na implementação de visitas guiadas ao referido núcleo. Colaborou também com o Serviço Educativo do Museu Nacional Soares dos Reis e no Arquivo Municipal da Póvoa do Varzim com a criação e implementação de novas propostas pedagógicas de temática egiptológica especificamente dirigidos ao público infanto-juvenil.

Inicia actualmente os seus estudos de pós-doutoramento num projecto que envolve a Universidade de Varsóvia e a Universidade de Lisboa e que pretende caracterizar os elementos iconográficos e o enquadramento arqueológico dos sarcófagos egípcios encontrados na sepultura colectiva dos sacerdotes de Amon de Bab el-Gussus e actualmente conservados na Sociedade de Geografia de Lisboa.


 
     
     
 
 
LIVROS PUBLICADOS PELA ÉSQUILO:
 
 
 
 
     
 
       
         
topo mailing