EN
 
       
  Contactos  
 
     
 
         
 
Pedro Hispano
         
         

Filósofo e médico, nascido em Lisboa em 1205, fez os primeiros estudos na escola da catedral da sua cidade natal. Pedro Julião foi prior de Mafra, cónego da Sé de Lisboa, prior da Colegiada de Guimarães e, depois de ter passado pela Universidade de Paris e pela cátedra de Siena, arquiatro do Papa Gregório X, vendo, assim, reconhecidos os seus méritos de médico erudito. Eleito Papa em Setembro de 1276, adoptou o nome de João XXI. O seu pontificado, durou apenas oito meses e oito dias: sobreviveu poucos dias aos ferimentos provocados pela derrocada da Loggia do Palácio dos Papas existente em Viterbo, vindo a falecer a 20 de Maio de 1277.
Famoso em diversas ciências, deixou muitos escritos. Como cultor da Lógica Aristotélica foi autor do Tractatus, depois chamado Summulae Logicales, manual pelo qual se procedeu ao ensino da lógica nas mais prestigiadas universidades europeias, até ao século XVI.
Aquando da reforma da Universidade de Lisboa, realizada durante o reinado de D. Manuel, a obra de Pedro Hispano ainda fazia parte dos planos de estudos. Esta obra viria a merecer algumas referências na Divina Comédia do poeta Dante.
Como estudioso de Medicina escreveu um livro de divulgação de conhecimentos denominado Tesouro dos Pobres.

 

   

 

     
 
 
LIVROS PUBLICADOS PELA ÉSQUILO:
TEOLOGIA MÍSTICA
 
 
 
 
     
 
       
         
topo mailing