EN
 
       
  Contactos  
 
     
 
         
 
Dalai Lama        
         
         

Em 1937, com dois anos de idade, Tenzin Gyatso foi reconhecido como sendo a reencarnação do XIII Dalai Lama. Foi então levado da casa de seus pais para o Potala, residência tradicional dos Dalai Lamas, onde recebeu educação monástica e onde os melhores mestres do Tibete lhe ministraram ensinamentos globais sobre filosofia budista e meditação.
Aos quinze anos de idade, foi aclamado como líder espiritual e secular do Tibete. Pouco depois, os exércitos chineses invadem o Tibete. Em 1959, o Dalai Lama parte para a Índia, sendo seguido por cerca de cem mil tibetanos. Em Dharamsala, H.P. Índia, cria um governo no exílio e tenta de vários modos aumentar a liberdade do seu povo no seu país de origem, o Tibete.
Segundo as suas próprias afirmações, S.S. o Dalai Lama persegue três objectivos na sua vida: Ele procura difundir valores humanos tais como a compaixão e a tolerância, em particular entre aqueles que não professam nenhuma religião. O Dalai Lama encontra-se também comprometido com uma relação harmoniosa entre as várias religiões do mundo. Por sua vez, como líder tibetano está empenhado numa solução não violenta para o problema do Tibete.

  Um dos seus esforços tem sido a democratização da sociedade tibetana no exílio. Por iniciativa de S.S. o Dalai Lama, instituições democráticas têm sido gradualmente criadas como, por exemplo, o Parlamento no exílio e o conselho de Estado. Em Julho de 2001, S.S. o Dalai Lama decidiu reduzir os seus próprios poderes. Por sua iniciativa, os exilados tibetanos elegeram pela primeira vez um primeiro ministro, o Professor Samdhong Rinpoche. No Ocidente, a celebridade de S.S. o Dalai Lama aumentou em 1989 ao ser laureado com o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços para alcançar uma solução não violenta para o problema tibetano. Desde 1967, este detentor do Prémio Nobel da Paz tem viajado pelo mundo ocidental onde tem sido recebido por diversos chefes de Estado e onde tem sido regularmente convidado para ministrar ensinamentos budistas a milhares de pessoas.  
 
LIVROS PUBLICADOS PELA ÉSQUILO:
LIVRO TIBETANO DOS MORTOS
A VIA DO BODHISATTVA
O CAMINHO DA GRANDE PERFEIÇÃO
 
 

   

   
         
 
       
         
topo mailing