EN
 
       
  Contactos  
 
     
 
         
 
Helena Barbas        
         
         

Nasceu em Lisboa (1951). Licenciou-se em L.L.M. (1983) na Faculdade de Letras de Lisboa. Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa fez o mestrado em Estudos Literários Comparados (1990) e Doutoramento em Estudos Estudos Portugueses/Literatura Comparada (1998) – Maria Madalena Imagens e Sombras.
Lecciona na F.C.S.H. – U.N.L. (desde 1987) disciplinas das áreas de Teoria da Literatura e Literatura Comparada
– História das Ideias Estéticas, Literatura e Outras Artes, Literatura e Novos Media. Desde 2006 que é regente das disciplinas de Expressão e Comunicação, e Comunicação Técnica e Científica na F.C.T. – U.N.L.

  Actualmente faz investigação na área da narrativa interactiva
digital e inteligência artificial aplicada, sendo membro efectivo do CENTRIA (Centro de Inteligência Artificial
– F.C.T. – U.N.L.) desde 2004, e tendo participado no projecto InStory sobre a Quinta da Regaleira (galardoado
em 2006 com o PMA, melhor projecto multimédia português web/mobile).
Tem publicado ensaios, o livro Almeida Garrett – O Trovador Moderno (Salamandra, 1994). No campo da tradução refere-se, na poesia – Poemas Eróticos de John Donne (Assírio & Alvim), Grande Prémio de Tradução A.P.T./Pen Clube, 1996; e Antologia Poética de Autores Pré-Rafaelitas, Assírio & Alvim/Círculo de Leitores (2005); no drama, o Mercador de Veneza de William Shakespeare, para a Companhia de Teatro de Almada (Águaforte, 2001); no ensaio, Poética – Textos Teóricos de Edgar Allan Poe (Fundação Calouste Gulbenkian, 2004).
Colaborou com vários jornais e revistas, com o programa televisivo «Acontece» (RTP). É crítica literária do semanário Expresso desde 1994.
Mais informações em aqui.
 
 
LIVROS PUBLICADOS PELA ÉSQUILO:
 
 
     
     
 
 
         
 
       
         
topo mailing